Em
Terras de Santa Maria

2025/03/14

Viagem Medieval abre candidaturas ao voluntariado e reforça aposta na formação

Concelho

A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria antecipou e alargou o período de candidaturas ao projeto de voluntariado do evento para permitir um planeamento mais atempado das férias de verão de centenas de pessoas que, todos os anos, se propõem fazer parte da recriação histórica de Santa Maria da Feira. As candidaturas abriram na quinta-feira, dia 13 de março, e terminam a 20 de abril, numa edição apostada em reforçar a formação e o acompanhamento dos voluntários.
Considerado um dos mais enriquecedores projetos de envolvimento da Viagem Medieval, o voluntariado encontra-se aberto a todos os interessados, a partir dos 16 anos, com ou sem experiência de participação no evento, privilegiando-se o perfil dinâmico, disponível, motivado e comprometido dos candidatos.
Os voluntários vão desempenhar funções em áreas diversas do evento, nomeadamente apoio logístico nas áreas temáticas, apoio ao visitante, apoio nos bastidores e venda ao público.
Todos os selecionados receberão um “Kit Voluntário” que inclui, entre outras ofertas, duas pulseiras de acesso ao recinto, seguro de acidentes pessoais, acesso a formação e, sempre que se justifique, a alimentação, bem como certificado de participação. Recebem ainda uma compensação pecuniária de 3,5 euros por cada hora efetiva de voluntariado, destinada a apoiar despesas associadas a esta participação. Nesta edição, a equipa responsável pelo voluntariado pretende reforçar a vertente da formação, sobretudo nas áreas de atendimento ao público, enquadramento histórico e segurança.
Para muitos aficionados pela Viagem Medieval, o voluntariado representa uma oportunidade única de fazer parte de um evento de referência, com um histórico de experiência de 27 edições realizadas, que acrescenta valor ao seu percurso pessoal e profissional, seja pela diversidade de áreas de intervenção, seja pela participação efetiva na construção de cada edição, que se traduzem em capacitação, valorização do trabalho em equipa, companheirismo e vivências memoráveis.
Os voluntários são os primeiros rostos da Viagem Medieval, pois ocupam a primeira linha no contacto com o público, mas têm vindo a conquistar um papel de relevo noutras áreas de atuação menos visíveis aos visitantes, mas igualmente relevantes e enriquecedoras do ponto de vista da capacitação e construção do evento.
“Ser voluntário na Viagem Medieval é fazer parte, ser equipa, participar na construção de algo maior. Cada vivência traduz-se em experiência, crescimento, aprendizagem individual e coletiva. Cada memória reforça a identidade e pertença a um projeto de dimensão internacional, que é património de Santa Maria da Feira e de Portugal”, lê-se no documento de candidatura.
Organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho, a XXVIII Viagem Medieval em Terra de Santa Maria vai realizar-se de 30 de julho a 10 de agosto, no centro histórico de Santa Maria da Feira, centrada nos episódios mais marcantes do reinado de D. Afonso V.

 

Fonte/Foto: CM Feira
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Lavandaria self-service abre portas a conversa sobre “nódoas sociais”
2/05/2025
Indivíduo detido por homicídio e profanação de cadáver em Lourosa
2/05/2025
Mercado Vintage & 2ª Mão chega a Santa Maria da Feira
30/04/2025
Cineteatro António Lamoso celebra a cultura e arte de vanguarda
30/04/2025
RESISTIR À AMÉRICA DE TRUMP
29/04/2025
Autarquia inaugura "Sombrinhas Japonesas" no Dia Internacional da Família
29/04/2025
CD Feirense Andebol Feminino continua a somar vitórias rumo à Fase Final
29/04/2025
Lusitânia de Lourosa FC vence no arranque da 24.ª jornada
28/04/2025