Decorreu, no passado dia 10 de setembro, no Auditório do Hospital de São Sebastião o evento “Dia Digital e Telessaúde”, organizado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULS EDV).
Tendo em conta as necessidades identificadas pelas unidades e pelos profissionais de saúde, nos últimos anos, motivado pela atividade de teleconsulta, de telemonitorização e a utilização de serviços digitais no geral, este evento revestiu-se de elevada importância.
A teleconsulta e telemonitorização permitem que os médicos contactem os utentes e monitorizem os seus sintomas, reduzindo a necessidade de visitas ao hospital ou consultório médico, permitindo a deteção precoce de alterações do seu estado clínico. Assume uma importância especial em pacientes com dificuldades de mobilidade ou que vivem em áreas remotas. A telemonitorização oferece também aos pacientes a oportunidade de rastrear de forma mais eficaz os seus sintomas e receber orientações personalizadas para a abordagem da doença.
Com esta iniciativa espera-se que as ações realizadas se traduzam numa adoção de novos modelos de atendimento e no aumento dos cuidados prestados à distância aos utentes da ULSEDV, acompanhando os profissionais de saúde na exploração dos benefícios de eficiência.
Estiveram presentes, neste evento, a equipa da SPMS, os profissionais de saúde e os representantes do poder local, mais precisamente os vereadores da saúde, dos concelhos que a ULS EDV abrange. Na referida reunião, o auditório da ULSEDV apresentou-se completamente lotado com profissionais de saúde de diversas áreas, o que demonstra o elevado interesse por esta novo desafio da telemedicina.
Fonte/Foto: ULS EDV