Acontece apenas uma vez por ano e é sempre um momento de grande simbolismo.
No início de janeiro, o forno do Castelo da Feira é aquecido de forma gradual, ao longo de vários dias, para cozer a única fornada do ano, durante a Mostra de Fabrico da Fogaça da Feira.
Na quarta-feira, 8 de janeiro, fez-se o primeiro teste. Na sexta-feira, é dia de meter as mãos na massa e produzir o afamado pão doce.
Puxar a massa, espalmar o rolo, enrolá-lo em forma de cone, pincelá-lo com ovo e cortar o topo para formar os quatro coruchéus que distinguem a Fogaça são desafios a pôr em prática pelos 30 participantes desta experiência, orientada por produtores locais.
Segue-se a prova do tradicional pão doce da primeira fornada, harmonizado com iguarias de produção local, ao som de música identitária.
Até lá, a lenha de pinho, acácia e eucalipto vai continuar a aquecer as robustas paredes, até atingir a temperatura adequada, o que não é tarefa fácil.
Garante quem já provou a fogaça cozida no forno do ex-líbris feirense que esta ganha um sabor especial.
A Mostra de Fabrico da Fogaça da Feira é uma iniciativa conjunta do Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira e Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
Fonte/Foto: CM Feira