Em
Terras de Santa Maria

2025/04/14

Procissão das Endoenças sai à rua na noite de quinta-feira Santa

Concelho

Com mais de 373 anos de história, a Procissão das Endoenças é uma das mais antigas expressões de religiosidade popular da região e um dos momentos mais solenes da Semana Santa de Santa Maria da Feira. Na noite de Quinta-feira Santa, 17 de abril, às 21h30, o centro histórico da cidade volta a entregar-se ao silêncio e ao recolhimento nesta procissão verdadeiramente única.
Organizada pela Santa Casa da Misericórdia da Feira, esta celebração, também conhecida como Procissão do Ecce Homo ou Procissão do Triunfo, percorre as ruas do centro histórico, entre a Igreja da Misericórdia e a Igreja Matriz, num ritual marcado pela introspeção, pelo respeito e pela emoção partilhada, onde a fé se manifesta em passos lentos, andores simbólicos e rostos comovidos.
Os andores do Senhor da Cana Verde (Ecce Homo), São João Evangelista, Senhor dos Passos, Senhor Morto e Senhora das Dores, juntamente com estandartes e personagens bíblicas, simbolizam os últimos passos de Jesus até ao Monte Calvário, numa evocação de grande intensidade e beleza.
A Procissão das Endoenças é uma manifestação litúrgica, mas é também património vivo, testemunho da identidade cristã e cultural do território e um dos pontos altos do programa da Semana Santa em Santa Maria da Feira que continua a envolver fiéis, moradores e visitantes, geração após geração.


Fonte/Foto: CM Feira

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Cerci-Lamas, Amicis e Cercifeira no Torneio Desporto Plural
17/04/2025
Museu do Papel recebe mais uma edição da Merenda à Papeleiro
17/04/2025
ISVOUGA recebeu equipas técnicas para fortalecer respostas em saúde mental
16/04/2025
Prisão preventiva para indivíduos por roubos, coação e ofensas à integridade física
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Atletas do SC São João de Ver Futsal na Seleção Nacional a 18 de Abril
15/04/2025
Alunos do 7º Ano visitaram a Eurogalva no âmbito do programa CLICK
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025