A Polícia de Segurança Pública monitoriza as evoluções na dinâmica da circulação rodoviária urbana, nomeadamente, no que concerne à circulação de bicicletas, trotinetes e veículos similares.
A tendência de aumento da utilização destes veículos acarreta questões relativas à segurança rodoviária, uma vez que os seus condutores partilham as vias de circulação com os demais utentes, sejam peões ou outros veículos, especialmente motorizados.
Entre os dias 28 de maio e 3 de junho, a PSP desenvolveu a Operação Mobilidade Ativa em Segurança, fiscalizando condutores de velocípedes e de trotinetes, bem como de outros veículos equiparados.
O Comando Distrital de Aveiro, na área da sua responsabilidade (Aveiro, Espinho, São João da Madeira, Ovar e Santa Maria da Feira), obteve os seguintes resultados:
• 102 veículos fiscalizados (37 velocípedes, 15 trotinetes e 50 automóveis);
• 8 condutores submetidos ao teste de alcoolemia;
• 28 autos de contraordenação levantados (sendo 5 a condutores de velocípedes e 1 a condutor de trotinete, por diversas infrações, nomeadamente, uso de auscultadores e uso indevido de telemóvel, durante a condução).