“São as Fogaceiras, Senhores” é o título do novo duplo CD ao vivo dos UHF, que celebra o momento que reuniu, no grande auditório do Europarque, 205 músicos das quatro bandas filarmónicas do concelho e a icónica banda de rock no encerramento da programação da Festa das Fogaceiras, em janeiro de 2023.
O concerto “Filarmonia com UHF” foi o tema central de uma conversa que juntou, dia 27 de julho, no auditório da Junta de Freguesia de Romariz, o vocalista António Ribeiro, os maestros das quatro bandas e o presidente da Câmara, Amadeu Albergaria.
Aos 45 anos de carreira, o vocalista dos UHF voltou a emocionar-se no município onde já deu 29 concertos.
António Ribeiro não escondeu o ar de espanto ao ver o auditório da Junta de Freguesia de Romariz erguer-se para cantar “Menina estás à janela” mal pisou o palco. E não vinha para um espetáculo – esse seria à noite. Vinha para uma conversa!
“Filarmonia com UHF” foi um encontro bonito, informal e intimista, como se querem as tertúlias que juntam amigos que partilham o gosto pela música. Mesmo assim, o “mestre de cerimónias” António Ribeiro fez questão de alguma solenidade: “este é um lançamento em nome da cultura portuguesa”.
O presidente da Câmara fez questão de vincar o percurso de sucesso das quatro bandas filarmónicas do concelho e de outras formações musicais do território.
Amadeu Albergaria agradeceu aos músicos e às famílias a entrega a este projeto e destacou o feito “notável” que é termos um CD com os UHF, lembrando que “foi a cultura que nos uniu, que nos incutiu o forte sentimento de identidade e pertença que temos hoje”.
Apresentados um a um, os maestros das quatros bandas foram unânimes nas suas apreciações e memórias deste concerto, reiterando que com trabalho e dedicação tudo se torna possível. Partilhar o palco com os UHF, dizem, foi um momento memorável, sobretudo para os músicos mais jovens.
Coube ao presidente da Junta de Freguesia de Romariz saudar os oradores e a plateia em jeito de boas-vindas. Nuno Rocha estava visivelmente satisfeito com a mobilização da comunidade para este encontro, horas antes dos UHF subirem ao palco da Festa de Nossa Senhora dos Remédios. O 29º concerto no território concelhio.