O Município de Santa Maria da Feira recebeu, na passada sexta-feira, a visita do presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, Pedro Dominguinhos, que se fez acompanhar por Teresa Sá Marques, membro da Comissão, Sandra Pinto, chefe de gabinete do presidente da Comissão, e Ariana Pinho, primeira secretária da Área Metropolitana do Porto.
A visita teve como objetivo acompanhar a evolução dos 28 projetos do município financiados pelo PRR, organizados em quatro eixos estratégicos: 'Envelhecimento Ativo', 'Inclusão, Educação e Emprego', 'Saúde e Bem-Estar' e 'Comunidades Sustentáveis'.
No território de Santa Maria da Feira foram visitados os projetos:
Senso-Relax – Implementação de três espaços Snoezelen na Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga, promovendo o bem-estar físico e mental de grávidas, puérperas e casais, com impacto na redução de ansiedade e depressão.
Cuidados Neonatais em Casa – Programa de assistência domiciliária para recém-nascidos prematuros ou com patologias graves, que garante um acompanhamento mais próximo às famílias e a redução de riscos hospitalares.
CHEDV Acolhe – Intervenção pediátrica descentralizada para crianças institucionalizadas até aos quatro anos, assegurando rastreios e cuidados de saúde especializados nos Centros de Acolhimento Temporário.
Chão Fértil – Programa da Casa dos Choupos, centrado na inclusão e capacitação de pessoas com diversidade funcional, através de práticas comunitárias, criativas e artísticas.
Com um investimento global de 8,2 milhões de euros, os 28 projetos em curso integram o TEAR – Tempo de Envolvimento e Ação em Rede, um plano que visa fortalecer a inclusão social e melhorar a qualidade de vida das comunidades locais. Uma estratégia colaborativa que reforça a coesão territorial e social, promovendo um impacto significativo no quotidiano dos munícipes.
Fonte/Foto: CM Feira