Foi numa sessão solene e emotiva, que se celebrou o 35º aniversário de Elevação de São João de Ver a Vila, com testemunhos de quem supera, de quem cuida e de quem faz acontecer.
Ezequiel, Alice e a São, e todas as associações sanjoanenses homenageadas no domingo representam a obra humana em São João de Ver, com um valor incalculável.
Foi esta obra humana, mas também patrimonial e histórica que os autarcas – presidente da Câmara Municipal, Amadeu Albergaria, e presidente da Junta de Freguesia, Nuno Albergaria – mais enalteceram, estando parte dela retratada no livro apresentado na ocasião, São João de Ver | Mais de Mil Anos de História – A Igreja, a Paróquia e o Arquivo, da autoria de Joana Lencart, investigadora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Emotivas foram igualmente as palavras com que Amadeu Albergaria, filho da terra, se dirigiu “aqueles que são os meus vizinhos”. O autarca garantiu: “não perderei tempo nenhum, ou melhor, usarei todo o tempo que tenho até ao final do mandato, para transformar todo o concelho de Santa Maria da Feira, incluindo, naturalmente, a freguesia de São João de Ver.
Assinalando de forma simbólica os 35 anos de elevação a vila, o Presidente da Câmara Municipal identificou 35 obras concluídas durante este mandato autárquico, em curso ou em fase final de projeto, e que têm forte impacto no crescimento da vila de São João de Ver e na qualidade de vida das suas gentes.