Em
Terras de Santa Maria

2025/04/09

Largo do Convento dos Lóios recria entrada triunfal de Jesus em Jerusalém

Concelho

No próximo domingo, dia13 de abril, o Largo do Convento dos Lóios recebe a recriação da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

A última Ceia acontece no Exterior do Convento dos Lóios, a 16 de abril e a A Via Sacra  no Palácio da Justiça, no dia 18 de abril.
Durante anos, foi o ladrão na cruz, Anás ou Caifás; foi o condenado, mas também foi os que julgaram. Mas este ano, tudo mudou para Nuno Rafael, de 47 anos. Foi-lhe confiado o papel mais desafiante, mais exigente, mais simbólico da Semana Santa: Cristo.
“Não foi fácil dizer que sim. A primeira reação foi o medo. Depois, o silêncio. E só depois o orgulho. Porque há convites que não se recusam”, revelou Nuno Rafael, justificando que este é “um papel que assusta pela responsabilidade, pela carga emocional e por tudo o que representa.” Mas Nuno disse sim!
Engenheiro eletrotécnico de profissão, ator amador por paixão, passou a viver entre ensaios, textos lidos em voz alta, pesquisas sobre gestos, tom de voz, expressão. “É um papel exigente. Não posso falhar. Não quero falhar”, vincou. Os ensaios são longos e as noites curtas. São seis horas por semana com o Grupo Gólgata. Depois, mais horas em casa. E ainda o tempo da entrega invisível — aquela que se faz no silêncio da preparação. A voz é um desafio: precisa de carregar firmeza e doçura ao mesmo tempo. 
Mas há momentos que não se ensaiam, como a cena em que contracena com a filha, Ana Costa e Silva, de 12 anos, na Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém. “Vai ser especial. Ela vai ajudar-me a sentir; a emocionar-me. Será mais fácil com ela ali.”
Nuno vive esta experiência com fé e com entrega. A sua barba, que antes só crescia entre o Carnaval e o Sábado de Aleluia, começou a crescer logo a 1 de janeiro. Como se adivinhasse que, este ano, a missão era outra. 
“Aceitei este papel como um desafio. Mas mais do que isso, como um reconhecimento” Nuno prepara-se para ser Cristo nas recriações da Semana Santa de Santa Maria da Feira. Prepara-se não só em palavras, mas nos olhares, nos gestos e na emoção com que quer tocar todos os que o vão ver pelas ruas do centro histórico de Santa Maria da Feira. 

 

Fonte/Foto: CM Feira

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Cerci-Lamas, Amicis e Cercifeira no Torneio Desporto Plural
17/04/2025
Museu do Papel recebe mais uma edição da Merenda à Papeleiro
17/04/2025
ISVOUGA recebeu equipas técnicas para fortalecer respostas em saúde mental
16/04/2025
Prisão preventiva para indivíduos por roubos, coação e ofensas à integridade física
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Atletas do SC São João de Ver Futsal na Seleção Nacional a 18 de Abril
15/04/2025
Alunos do 7º Ano visitaram a Eurogalva no âmbito do programa CLICK
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025