A Fundação INATEL e a Fundação de Serralves renovaram os protocolos de parceria com o Imaginarius – Festival Internascional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira,, dando continuidade ao apoio à criação e difusão das propostas a selecionar no âmbito da Chamada de Apoio à Criação Local (CACL), cujas candidaturas se encontram abertas até 18 de agosto. Abertas estão também as inscrições para o concurso internacional Mais Imaginarius, destinado a artistas emergentes de todo o mundo, que podem apresentar os seus projetos até 26 de agosto.
Ao abrigo da Chamada de Apoio à Criação Local, associações, companhias locais e artistas independentes, naturais ou residentes no concelho de Santa Maria da Feira, são desafiados a apresentar candidaturas para criações originais, de interação com o espaço público, centradas no tema da próxima edição do festival – “Progresso” – e desenhadas para uma difusão mais alargada, nas rotas nacionais e internacionais de festivais congéneres.
A CACL mantém, assim, a chancela da Fundação INATEL, para apoio à criação e circulação de conteúdos em estreia no Imaginarius, e a parceria da Fundação de Serralves, para o apoio logístico e acolhimento das duas criações feirenses na programação do festival Serralves em Festa, garantindo a continuidade destes projetos.
Na prática, e logo após a estreia na programação principal do Imaginarius, os projetos de artistas e companhias feirenses seguem diretamente para o festival Serralves em Festa e eventos programados pela Fundação INATEL, entidade que suporta integralmente a bolsa de apoio às duas criações locais e assegura as deslocações associadas à circulação de ambas, abrindo portas à difusão dos artistas e projetos feirenses em eventos de referência nacional e internacional.
Os resultados serão divulgados até 10 de setembro próximo.
Até 26 de agosto, decorrem ainda as candidaturas ao Mais Imaginarius, concurso internacional para artistas emergentes de todo o mundo que pretendam apresentar projetos para a próxima edição do Imaginarius.
Em competição no festival do próximo ano vão estar até 20 projetos de diferentes países e disciplinas artísticas, sendo que o mais votado pelo júri internacional será premiado com uma criação artística em residência em Santa Maria da Feira para estreia na programação principal de 2026.
Os resultados desta seleção serão divulgados até 4 de outubro próximo.
Recorde-se que a 24ª edição do Imaginarius, a realizar entre 22 e 25 de maio do próximo ano, marca o fecho de uma trilogia que trouxe o “Sonho” ao festival em 2023 e a “Liberdade” em 2024, encerrando em 2025 com o tema “Progresso".