Entre os dias 11 e 17 de abril, Arrifana assinala um dos episódios mais marcantes da história da freguesia e do concelho de Santa Maria da Feira: o Massacre de 17 de abril de 1809.
As comemorações das Invasões Francesas em Arrifana têm início já esta sexta-feira, dia 11, com um programa que presta homenagem à resiliência de um povo que lutou com coragem e determinação para defender o seu território.
Até domingo, as praças General Humberto Delgado e da Guerra Peninsular transformam-se em palcos vivos de evocação histórica, com encenações, música, dança e ambientes que recriam o espírito da época napoleónica.
O programa integra atividades dirigidas a todas as idades, incluindo espetáculos infantis, danças e melodias de época, concertos, demonstrações da Patrulha Militar e da Patrulha Equestre Napoleónica, Tambores Populares e a recriação histórica "O Massacre – A História de um Povo”.
Juntam-se ainda os espetáculos “O Franciu” e “Cavaleiros Francos”, bem como um conjunto de espaços de animação permanente, entre os quais o Acampamento do Marechal Soult, o Acampamento Equestre Napoleónico, o Carrossel de Época, os Jogos do Morgado, a zona de artesanato e vendedores e a praça de alimentação.
O ponto alto das comemorações acontece no dia 17 de abril, data que marcou profundamente a identidade da freguesia e do concelho, com a inauguração do Memorial aos Mártires das Invasões Francesas, recentemente requalificado, seguida da tradicional Romagem ao Monumento Militar da Guerra Peninsular.
Fonte/Foto: CM Feira